terça-feira, julho 10, 2007

Cinco menos cinco igual a nada


Há alguns dias atrás (muitos aliás) fui embrulhado numa corrente, por aqui e por ali, daquelas que são como a carreira política do Carmona Rodrigues, ninguém sabe onde começam e para que servem mas tendem a proliferar.
No entanto, como é de livros que se trata e o “convite” até foi feito com carinho, aqui deixo a prova do quanto a minha leitura (leia-se vida) tem sido desinteressante aos olhos dos demais:


Mecânica dos Solos - Volume I, de Manuel Matos Fernandes
África Acima, de Gonçalo Cadilhe (oferecido ao menino do Mali)
Manual de Prestidigitação, de Mário Cesariny (lido e relido)
Prospecção Geotécnica do Subsolo, de Maria José C. Porto A. De Lima
A Vida Nova, de Orhan Pamuk




Como eu nunca fui à bola com estes efeitos de “passa a outro e não ao mesmo” nem me interessa por aí além saber com que livros, amigos convivas e bloguistas, encaram os momentos de leitura (a não ser os de casa-de-banho que, no meu caso, reservo a Visão e o Expresso; o Público deixo para o café), arremesso 5 reptos a 5 viventes:

À Francisca, que post as 5 últimas fotografias suas de números 53.
Ao João Vasco, que revele quais as últimas 5 músicas que fez download (e podes também dizer as tuas últimas 5 leituras literárias que, no teu caso, desperta-me curiosidade).
À Pimpinela, os 5 posts preferidos, seus ou de terceiros.(aproveito para deixar o meu profundo lamento por não poder comentar o kitschnet; eu, que até nem sou de comentar, mas naquele apetece).

Ao Luís, as últimas 5 vezes que sentiu que um invisual “via” mais do que nós, ditos normais. (e já agora podes dizer se te lembras das últimas 5 ocasiões que estivemos juntos).
À Catarina, proponho que diga as últimas 5 músicas que lhe fizeram brilhar os olhos.

Aos restantes que por cá passam (que devem ser muito poucos) proponho que deixem em comentário as últimas 5 vezes que se apaixonaram (não contando paixões amorosas).

6 Comments:

Blogger starjammers said...

Caro Janita, comprovando que, de modo efectivo, por aqui passo, deixo abaixo resposta à sua solicitação:
De ler: As Trinta leituras de Hélder Macedo, a Vida Independente do João Pereira Coutinho, os ensaios de Lipovetsky e Zygmunt Bauman, e o seminal Elogio da Diferença de Albert Jacquard.

De ouvir: Os 15 mts de "Fourges et Sabres" do Luciano (Perlon), outros 15 mts de "Free your Mind" do Ricardo Villalobos (Tuning spork), os 8mts de "Belize" da Anja Schneider (Mobilee), os 6 mts de "Astro Boogie" pelos Phreek Plus One (Compost Black), e os 7 mts de arpeggio no "Breakfast in Heaven" de Hans Peter Lindstrom, pela Feedelity.

Abraço ao Luís, poeta-todos-os-dias, que já não vejo há largo tempo.

Minutos adquiridos

11:21 da tarde, julho 11, 2007  
Blogger Acanthus said...

Deixo as minhas, não 5 mas 2 paixões de queimar as pestanas para recursos minerais metálicos e prospecção geofísica; não que me sinta apaixonada...mas passo tanto tempo com elas que acho que a relação tem pernas para andar:) creio que da parte delas o amor seja ilimitado, caso contrário já me tinham deixado ir para um lugar melhor!
Ainda achas a tua leitura desinteressante? dou-te um 10-0 de olhos fechados!! :)

12:31 da tarde, julho 12, 2007  
Blogger Fritz the Fart said...

Estimado amigo e irmão,
agradeço a tua ousadia reflectida neste convite cheio de nºs 5.
Em relação às 5 vezes que senti um invisual com mais visão do que nós ditos normais:
Para começar, não me sinto normal!Acho que se me sentisse normal,não seria normal.Quanto à cegueira:não tenho quantidade suficiente de nºs 5 para poder numerar as vezes que invisuais me surpreendem.
Aliás..por vezes sinto-me mais cego que um cego!Aprendi que só existe um tipo de cegueira:A cegueira de espirito.Quem for assim(e infelizmente é quase toda a gente),só tem os olhos para enfeitar a face.Normalmente, ou não sabem dar a importância e o uso correcto à visão,ou estão munidos de palas de cabedal invisiveis que os transformam em andróides fúteis,comparáveis a montes de merda de cão.Contudo,e se o que pretendias era um explicação mais técnica ou concreta das competências de invisuais,podes consultar WWW.acapo.pt.
Abordando outras vindimas,e em relação às últimas 5 vezes que eu apareci à tua frente ou vice-versa,de facto não me lembro e isso deixa-me triste.Triste mas não desiludido!Sei que amizades como a nossa (extensível ao camarada Vasco)são imunes a ausências curtas ou longas...Podes não sentir isso,mas eu sinto.São opiniões!Por vezes, a convivência excessiva(que denomino de "amizade ATL" pois andam sempre atrás um dos outros,só faltando mesmo os bonés amarelos e os bibes)satura e elimina a nossa identidade.Não é o meu/nosso caso.Mas também não quero que isso aconteça!Apenas escrevo isto porque me apetece e para te dizer que esta ausência não me perturba,até porque (e como já te disse 566982 vezes)sabes onde eu moro.
Posto isto,e citando uma frase que me dirigias frequentemente:"Quero é que tu te fodas!"

Abraço para ti,para o teu irmão e,nomeadamente, para o fodilhão do Eddie.

Abraço para o camarada Vasco,afinador-de-moleirinhas-todos-os-dias,que não vejo há muito tempo,mas que ouço regularmente através das suas obras marretas(outrora gentilmente oferecidas).

12:42 da tarde, julho 12, 2007  
Blogger franksy! said...

não penses que não vi e que não achei delicioso!
em breve dou-te o resultado do desafio!
beijo!

11:41 da manhã, julho 15, 2007  
Blogger Carrie said...

as últimas cinco... [aleatórias]
Nova Iorque
o monte chora cascas [alentejo]
o gravatas [carnide]
a cerejeira da serra
as mulheres do meu pai [agualusa]

[o desafio parece um tanto ou quanto intimista. mas está escrito de uma forma que não resisti...]

12:20 da manhã, agosto 28, 2007  
Blogger JN said...

muito obrigado pela visita e pela resposta ao repto.

4:14 da tarde, agosto 28, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Free Counter
Web Counters