sexta-feira, janeiro 16, 2009

Os extraordinários "artistas" da arte



" Um artista checo reconheceu, esta terça-feira, ter enganado a presidência checa da UE com uma obra de arte monumental e provocadora (onde Portugal surge como uma tábua com três bifes), exposta desde segunda-feira na sede do Conselho da União Europeia em Bruxelas.
A obra baptizada «Entropa» é apresentada pelo catálogo oficial como a «Europa vista pelos artistas dos 27 Estados membros da UE», quando é na realidade obra de um só artista plástico, Davic Cerny, que inventou 26 artistas fictícios, com nomes falsos e falsas biografias.
«A hipérbole grotesca e a mistificação fazem parte dos atributos da cultura checa e a criação de falsas identidades representa uma das estratégias da arte contemporânea», declarou o artista num comunicado.

Revelada a fraude, o vice-primeiro-ministro Alexandr Vondra para os Assuntos Europeu declarou-se em «estado de choque».
Provocadora e até chocante, a escultura gigante é formada de um puzzle dos 27 países europeus, com uma França tapada com um cartaz com a palavra «em greve», uma Áustria não atómica coberta de centrais nucleares, uma Alemanha coberta de auto-estradas em forma de cruz gamada ou uma Dinamarca construída com peças de Legos que lembram a caricatura de Maomé que indignou as comunidades muçulmanas em finais de 2005.
A obra gerou polémica ao associar cada um dos países membros a estereótipos e clichés.
Assim, a Espanha aparece totalmente coberta de betão, Portugal surge como uma tábua com três bifes com o desenho de três ex-colónias portuguesas em Àfrica e a Itália é um campo de futebol.
A Roménia alberga um castelo de Drácula próprio de uma feira, e a Grécia é pasto de chamas.
A Bélgica aparece convertida numa caixa de bombons e o mapa da Suécia advinha-se sobre uma caixa semelhante às que envolvem os móveis da Ikea.
Na Bulgária, só se vê um inodoro turco e no lugar do Reino Unido aparece um espaço vazio.
Na Polónia, uns sacerdotes colocam uma bandeira arco-íris - símbolo do orgulho gay- enquanto na República Checa um portal electrónico devia mostrar os comentários sobre o mundo e a UE do presidente checo, Vaclav Klaus, conhecido por ser um eurocéptico.
O pequeno território do Luxemburgo está pintado com ouro falso, com um cartaz «Vende-se», e a Holanda está debaixo de água e já só sobressaem as torres de cinco mesquitas.
No puzzle suspenso no grande Hall do Conselho Europeu, o país está representado por casas de banho à turca.
A obra, que custou 50.000 euros ao Governo checo, devia permanecer no edifício Justus Lipsius até 30 de Junho, como é habitual com as instalações que cada presidência coloca para celebrar o seu mandato."



Free Counter
Web Counters