sábado, julho 08, 2006

Nuntius



XXV Estoril Jazz - Jazz Num Dia de Verão 2006
O guitarrista Pat Martino, o quinteto dos irmãos Delfeayo e Jason Marsalis e a Ernie Wilkins Almost Big Band, acompanhada de Tim Hagans, actuam pela primeira vez em Portugal na 25ª edição do Estoril Jazz, que se realiza de 7 a 16 de Julho, no Parque Palmela em Cascais.
O festival aproveita ainda as suas bodas de prata para apresentar em exclusivo a recriação do quinteto de hard bop do trompetista Donald Byrd e do saxofonista Pepper Adams, que fez furor no final da década de 50, levada a cabo pelo quinteto de Gary Smulyan e Jeremy Pelt. O espectáculo, feito propositadamente para o Estoril Jazz, encerra o festival a 16 de Julho às 19h.
O Estoril Jazz abre com a estreia em Portugal do trompetista Tim Hagans como solista convidado da Ernie Wilkins Almost Big Band. Outra estreia, a do quarteto liderado pelo guitarrista Pat Martino, cujo concerto serve de homenagem ao virtuoso guitarrista Wes Montgomery, está marcada para as 21h30, no dia 9.
No mesmo dia, actua o trio da pianista e cantora nova-iorquina Dena DeRose, que passa também pelo Casino Estoril e pelo Hot Club a 11 e 12 de Julho, respectivamente. No dia 14, às 21h30, é a vez do quinteto de Delfeayo Marsalis (que inclui também Jason Marsalis, um dos seus irmãos) actuar pela primeira vez em Portugal.
Do programa desta edição destaca-se igualmente a actuação no dia 8, às 22h, do Ben Riley Monk Legacy, septeto que recria e revisita a música do célebre pianista Thelonious Monk, com a particularidade de não usar o piano. Isto porque, para Ben Riley, Monk é insubstituível. Completa o programa o pianista norte-americano Kenny Barron, que sobe ao palco a 15 de Julho, às 19h.
Em declarações à agência Lusa, o produtor do Estoril Jazz, Duarte Mendonça, afirma que uma das suas preocupações tem sido "não repetir nomes".
Ciente de que o Campeonato do Mundo de Futebol que se realiza na Alemanha pode ser um forte concorrente, a organização do Estoril Jazz vai transmitir a final do torneio em directo num ecrã gigante, a 9 de Julho, entre os concertos de Dena DeRose e Pat Martino, naquilo a que chamou "Garden Party Jazzístico-futebolística".
Free Counter
Web Counters